domingo, 14 de fevereiro de 2021

O bom caminho

Entregue à sua sorte, Frederick Mccubbin (Art Gallery of Western Australia (Australia), detalhe
Entregue à sua sorte, Frederick Mccubbin
(Art Gallery of Western Australia (Australia), detalhe
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Tu que durante tanto tempo pecaste contra Deus, sabes o que te convém fazer?

A primeira coisa é cessar de praticar o mal. Pois se queres fazer o bem deves deixar de fazer o mal.

Pega o exemplo de aquele que queria ir a Roma.

E visando ir a Roma pegou a estrada que sai da Porta Nova e conduz direto a Roma.

Mas não faças como muitos que dizem: “Eu quero ir a Roma” e vão direto para a Porta que conduz a Camollía e empreendem a viagem no sentido contrário.

E se alguém lhe pergunta: “Aonde vás?” responde: “Vou a Roma.”

Então lhe dizem:

– “Tu não vás pelo bom caminho.” Mas ele prossegue por ai.

Assim chega a Fontebecci; e de lá segue até Florença.

E lá perguntam para ele:

– “Aonde vás?” e responde: “eu quereria ir a Roma.”

– “Mas, de onde vens?”

– “Eu venho de Siena.”

– “Mas tu erraste o caminho; estas indo no sentido contrário. O, pícaro, perdeste um bom pedaço de estrada.”

Filho pródigo, Edward Riojas, Calvin College, detalhe
Filho pródigo, Edward Riojas, Calvin College, detalhe
Ele então diz: “o que é que me convém fazer?”

Lhe respondem:

– “Não continues por aqui. Para, e volta atrás e segue o caminho em sentido contrário.”

A primeira coisa que lhe convém fazer e se deter, depois voltar atrás, e pegar o caminho que conduz a Roma.

Assim age quem diz: “eu quero ir a Deus” mas se engaja pela via do pecado que vai contra Deus.

Ele comete um pecado, depois outro, e depois mais um outro, e assim quanto mais avança mais vai pecando e mais se afasta de Deus.

Andando por esse caminho jamais chegará a Deus.

Por isso, eu te digo: queres ir a Deus?

– Sim.

– Então a primeira coisa é que te detenhas e não andes mais por essa via.

Depois que te deténs, volta para atrás, meu filho, e empreende a via que te conduzirá à vida eterna.



(Autor: São Bernardino de Siena, “Apologhi e Novellette”, La via buona, Intratex)

Nenhum comentário:

Postar um comentário