Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Esta cantiga é do homem que furtou a seu companheiro o dinheiro da esmola em Santa Maria de Montserrat e não conseguiu sair da igreja enquanto não o devolveu.
A Mãe de Jesus Cristo, que é Senhora de nobreza, não consente que na sua casa se cometam furtos nem vilanias.
E sobre isto eu vou vos contar um grande milagre que homens de confiança me contaram como sendo muito verdadeiro, e juraram ter sido feito por Santa Maria de Montserrat, incluindo o que fez um homem ruim para manifestar sua vileza.
Esse homem foi em romaria com muita outra gente e juntou-se a um outro procurando companhia; quando chegou a noite, roubou-lhe a sacola com o dinheiro que trazia, para aumentar seu pecúlio.
No dia seguinte, pela manha, após ouvirem as Missas, os que tinham participado ali saíram da igreja, mas ele não conseguiu sair e isso foi percebido por muitos.
Santa Maria, que está com Deus nas alturas, não o consentiu enquanto ele não se arrependesse sinceramente, confessasse seu pecado e devolvesse ao outro tudo o que tinha furtado, reconhecendo diante de todos sua culpa e saindo envergonhado pelo seu malfeito.
Assim foi feito em tudo, pois esse foi o desígnio da piedosa e verdadeira Mãe de Deus, santa e muito justiceira, que não quis que na sua casa fossem feitas de maneira alguma coisas inconvenientes nem miseráveis ladroeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário