domingo, 7 de novembro de 2021

Nossa Senhora não deixou sair o ladrão

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs


Cantiga de Santa Maria 302 “A Mãe de Jesus Cristo”; Cantiga 424 “Pois que dos Reis é Nosso Senhor”, de Affonso X, o Sábio, rei de Leão e Castela (1221-1284)
Esta cantiga é do homem que furtou a seu companheiro o dinheiro da esmola em Santa Maria de Montserrat e não conseguiu sair da igreja enquanto não o devolveu.

A Mãe de Jesus Cristo, que é Senhora de nobreza, não consente que na sua casa se cometam furtos nem vilanias.

E sobre isto eu vou vos contar um grande milagre que homens de confiança me contaram como sendo muito verdadeiro, e juraram ter sido feito por Santa Maria de Montserrat, incluindo o que fez um homem ruim para manifestar sua vileza.

Esse homem foi em romaria com muita outra gente e juntou-se a um outro procurando companhia; quando chegou a noite, roubou-lhe a sacola com o dinheiro que trazia, para aumentar seu pecúlio.

No dia seguinte, pela manha, após ouvirem as Missas, os que tinham participado ali saíram da igreja, mas ele não conseguiu sair e isso foi percebido por muitos.

Santa Maria, que está com Deus nas alturas, não o consentiu enquanto ele não se arrependesse sinceramente, confessasse seu pecado e devolvesse ao outro tudo o que tinha furtado, reconhecendo diante de todos sua culpa e saindo envergonhado pelo seu malfeito.

Assim foi feito em tudo, pois esse foi o desígnio da piedosa e verdadeira Mãe de Deus, santa e muito justiceira, que não quis que na sua casa fossem feitas de maneira alguma coisas inconvenientes nem miseráveis ladroeiras.

Cantiga 302 & Cantiga 424 "A Madre de Jhesu-Cristo & Pois que dos Reys Nostro Sennor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário