domingo, 28 de janeiro de 2024

Quem bem servir a Virgem irá ao Paraíso

Madonna, Lorenzo da Viterbo
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Esta cantiga mostra como Santa Maria fez passar 300 anos ao monge depois do canto de um passarinho, pois acabava de pedir lhe fosse mostrado o bem que sentem as almas que estão no Paraíso.



“Quem bem servir à Virgem, irá ao Paraíso.”

Sobre isso quero vos contar agora um grande milagre que fez Santa Maria a um monge que sempre lhe pedia para ver o bem que há no Paraíso, e que ele o visse antes de morrer.

Veja o foi capaz de fazer a Gloriosa; fê-lo entrar num jardim já muitas vezes percorrido. Mas naquele dia fez que descobrisse uma fonte muito pura e formosa, e ele se sentou junto a ela.

E depois de lavar muito bem as suas mãos, disse: “Ah! Virgem, quando acontecerá de eu poder ver um pouco do gáudio do Paraíso que tanto Vos tenho pedido, antes de sair desta terra e assim eu saiba o galardão que teria aquele que pratica o bem?”

Assim que o monge acabou a oração, ouviu logo um passarinho que cantava tão belamente, que se esqueceu de tudo, e ficou ali a ouvir aquele maravilhoso som.

Ele encontrara tão grande prazer naquele canto e naquela canção que se passaram 300 anos ou mais, acreditando ter ficado por muito pouco tempo, como acontece com os monges quando visitam periodicamente o vergel.

Voou depois o passarinho, fato que lhe causou muita pena, e pensou: “Tenho de sair daqui, pois os meus irmãos de hábito vão querer saber onde eu estou”.

E assim tomou a trilha que o conduzia ao mosteiro. Ei que se depara com um grande pórtico que jamais tinha visto, e exclamou: “Valha-me Santa Maria!” É este o meu mosteiro? O que será de mim?

Em seguida entrou na igreja e grande foi o pavor que tiveram os monges quando o viram. O prior se dirige a ele e lhe pergunta: “Amigo, quem és tu e o que procuras aqui?”

Disse ele: “Procuro meu abade, que há pouco deixei e ao prior e aos frades dos quais me separei quando fui ao jardim; quem me poderá dizer onde estão?”

Quando o abade ouviu isso pensou tratar-se de um louco, mas ao saber bem o que tinha acontecido, disse: Quem ouviu tão grande maravilha como a que Deus fez a ele pelos rogos de sua Mãe, a Virgem de incomensurável valor?

E A louvemos por isto, pois quem A louvar, não louvará mais coisa alguma criada. “Por Deus que é muito justo fazê-lo, pois a garantia de tudo o que pedimos, Ele nos concede, e aqui ficou demonstrado o que nos há de ser dado”.



Vídeo: Quem bem servir a Virgem irá ao Paraíso





CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CIDADE SIMBOLOS
AS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário: