domingo, 13 de agosto de 2023

O padre que deixou sua sombra no inferno

O diabo Cherren, bruxo e mentiroso, havia estabelecido seu trono no inferno. Codex Gigas, f. 290r., século XIII, Bohemia (Biblioteca Nacional da Suécia, Estocolmo)
O diabo bruxo mentiroso Cherren fixou seu trono no inferno.
Codex Gigas, f. 290r., século XIII, Bohemia
(Biblioteca Nacional da Suécia, Estocolmo)
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





O diabo Cherren, bruxo e mentiroso, havia estabelecido seu trono no inferno.

Ali ele explicava sua ciência mágica a vários discípulos, entre os quais assistiam Dom Juan de Atarrabio e o frade de Bera.

Por um certo tempo ele ensinava gratuitamente, e quando já estavam instruidos, pedia como pagamento por suas doutrinas que um deles ficasse no inferno.

Para realizar esse desejo, eles deveriam concordar e decidir quem iria ficar.

Ninguém ficou voluntário para morar no inferno, e todos alegaram a necessidade de voltar para a terra, onde seus parentes os aguardavam.

Terminadas as aulas, o diabo novamente exigiu que um deles ficasse.

Mas, fingindo-se distraídos, saíram do inferno em fila, por uma porta estreita, e o diabo, na saída, agarrou-os, perguntando um a um:

“Você fica?” Todos lhe respondiam muito alarmados: “Pegue aquele que vem atrás de mim.”

Atarrabio saiu por último, e quando foi apanhado pelo demónio, disse-lhe, como os anteriores: “Agarra aquele que vem atrás.”

O demônio, vendo uma sombra, e tomando-a por outro aluno, nela mergulhou sua espada, deixando a sombra de Atarrabio cravada no chão pelo poder do demônio, enquanto ele escapava sem ela.

Atarrabio terminou sua carreira como sacerdote e foi enviado para cumprir sua sagrada missão na paróquia de Goñi; mas continuou sem sombra, pois a tinha deixado no inferno.

Mas, a partir desse momento, ficou sem ela novamente, o que preocupou muito Atarrabio, que não queria morrer e aparecer sem sombra no outro mundo.

O padre morava com a mãe, já idosa, e uma tarde quando ela ia tirar uma soneca, viu que o céu começava a escurecer, cobrindo-se de nuvens negras que ameaçavam uma chuva de granizo.

Atarrabio disse à mãe: “Se você vir as nuvens chegando, me chame antes que comece a trovejar.”

Mas a mãe se descuidou e o acordou tarde, quando a nuvem já estava sobre a cidade, e os aldeões, muito assustados que caisse pedra em seu trigo, que naquele ano estava muito viçoso.

O padre vestiu-se às pressas e foi para o campo, levando na mão um livro de bençaos e uma cruz para afastar o tempo nublado.

O diabo apareceu entre duas nuvens negras e disse: “Olha que belos cavalos tenho para estragar o teu trigo.”

Ao que o padre respondeu: “olha que freios bons para domar teus cavalos”.

O padre começou a ler os feitiços contra a nuvem no livro ritual que trouxe do inferno, desviando-a da cidade e fazendo-a descarregar, perto do cemitério, em um campo onde havia muitos barris, que estavam cheios de pedras.

Ele soube outro dia, por inspiração divina, que o Santo Padre estava em grave perigo, lidando com algumas pessoas perversas, e que precisava de sua ajuda.

O Pe. Atarrabio mantinha relações com os demônios em sua paróquia. (Frei Jacobus). Cúpula no mosaico do Baptistero de São João, Florença
O Pe. Atarrabio se relacionava com os demônios em sua paróquia.
(Frei Jacobus). Cúpula no mosaico do Batistero de São João, Florença
Atarrabio chamou três demônios que viviam em sua paróquia, para comparecerem em sua casa.

Eles foram imediatamente à sua convocação e ele perguntou quanto tempo levaria para transportá-lo para Roma.

O primeiro respondeu que o levaria dentro de um quarto de hora, o que pareceu muito tempo ao padre; o segundo disse que levaria cinco minutos, e o padre também não aceitou, e o terceiro disse que levaria em um momento, e ficou com ele.

Ofereceu-lhe como pagamento da viagem, que lhe desse a flor da sua refeição, e o diabo aceitou.

E montado nele, se elevou no ar.

Ao passar sobre o mar, o diabo tentou jogá-lo na água para afogá-lo e disse-lhe: “Qual é esse doce nome que vocês, cristãos, pronunciam?”

Atarrabio, para toda a resposta, disse: “Cala-te, diabo.”

Ele chegou às portas do palacio do Pontífice; mas os guardas não o deixaram entrar.

Por mais que insistisse ele teve que se contentar em entregar uma varinha a um criado, incumbindo-o de medir com ela a mesa do Papa.

A varinha tinha uma cruz e, ao entrar na sala com ela, os personagens sinistros, que eram demônios, desapareciam.

O Papa perguntou quem havia lhe dado aquela vara e ordenou que o padre entrasse.

Mas quando o criado saiu para chamá-lo, Atarrabio já havia saído e estava a meio caminho de sua aldeia.

O padre ficou presa do desespero.
Lúcifer segundo uma gravura do Codex Altonensis,
Bibliotheca Gymnasii Altonani (Hamburg), século XIV
Ao chegar em casa, tirou o manto coberto de neve e disse à mãe que nevava na serra da Jaca.

A mãe não acreditou e Atarrabio disse-lhe: “É tão verdadeiro como o galo assado que tens para comer corvos.” E logo o galo que estava na panela começou a levantar-se e a cantar.

O padre ordenou à mãe que lhe preparasse comida com dez nozes, e as cascas foram dadas ao diabo como pagamento por levá-lo a Roma.

Só a recuperou quando celebrou a santa missa, no momento solene da consagração, enquanto elevava o Santíssimo Sacramento. Foi assim.

Porém, vendo que não conseguia recuperar a sua sombra, pediu ao sacristão que o matasse na hora da elevação na missa, e que lhe arrancasse o coração e o pusesse, furado, num pau, à porta da igreja.

Se alguns corvos o levavam, era porque ele havia sido condenado, e se uma pomba o pegava, era sinal de que havia sido salvo.

O sacristão pegou uma grande maça, e enquanto o padre rezava a missa, esperou que sua sombra caísse no chão, e nesse momento crítico desferiu um forte golpe na cabeça, deixando-o caído morto.

Depois, como lhe fora ordenado, tirou o coração, pregou-o num pau, deixando-o à porta da igreja, e ali ficou a ver quem o levaria.

Logo um bando de corvos chegou e começou a voar em círculos sobre o coração.

Mas de repente apareceu uma pomba pequena e muito branca, que se lançou sobre ele, levando-o pelos ares, e o sacristão ainda pôde ver como ela subia ao céu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário